Seguidores

terça-feira, 29 de novembro de 2016

O que é coaching?

   




     
        Algumas pessoas possuem personalidade passiva escutam o ponto de vista dos outros e tem dificuldade de se posicionarem, outras são agressivas, expõem suas opiniões, mas acabam ofendendo os demais. Já a a pessoa com personalidade assertiva busca criar um equilíbrio entre ambas, elas conseguem expor suas opiniões com respeito as opiniões dos outros, e isso colabora com o perfil de liderança em organizações.

      
     Segundo Flávio Pereira, Assertividade ou Afirmação Pessoal pode ser aprendido por meio do processo de coaching, sem precisar de um trabalho que consome mais tempo como a terapia. Durante o coaching você é treinado a dar respostas certas nas diferentes situações que a vida exige. Ser assertivo é ser comunicativo de maneira especial, é saber negociar com os outros, dialogar enxergando os seus direitos sem negar os dos outros. 
     
    No treinamento de coaching para a assertividade a pessoa será treinada a se comportar de acordo com cada situação, expondo mais seus sentimentos e melhorando seus relacionamentos interpessoais. No contexto organizacional existe muita competitividade entre os indivíduos, um lider mais assertivo pode ouvir os funcionarios e assim propor solução aos conflitos de maneira, que possa beneficiar tanto a empresa quanto aos funcionários. 
       
       O processo de coaching utiliza recurso de diversas áreas como exemplo psicologia e administração. Este busca trazer resultados para o dia-a-dia do sujeito de acordo com a área da vida em que ele pretende se focar: pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro. É um processo eficaz e de poucas sessões. Para Lages e O’Connor (2010a) o coaching é a arte de ajudar as pessoas a melhorarem sua eficácia de um modo em que se sintam ajudadas.

        Segundo Instituto Brasileiro de Coaching, significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória, é um processo onde um profissional chamado Coach tem a função de estimular, apoiar e despertar em seu cliente, também conhecido como coachee, o seu potencial infinito para que este conquiste tudo o que deseja. 

Características do coaching segundo Jesus e Matteu:

- O coaching foca mais o presente e o futuro.
- O coach faz perguntas e o cliente encontra suas próprias respostas.
- Em coaching, o cliente é visto como perito em sua área
- Coaching é um relacionamento muito mais formal e estruturado, e é mais focado na meta.
-O coaching é objetivo, mas também comprometido com o êxito do cliente e toma uma parte mais ativa no processo.
 -O coach tem efeito indireto nos negócios e efeito direto no cliente.
- Diferença entre coaching e terapia, O cliente procura um terapeuta para que este faça com que ele se sinta bem. A terapia também tende a focar mais no passado. O terapeuta é o perito no processo.


    O coaching ajuda as pessoas a desenvolverem pessoal ou profissionalmente em um curto espaço de tempo, além de treinarem sua assertividade. Muitas pessoas adoecem por não saberem falar não aos outros ou se tornam antisociais por seus comportamentos agressivos, o coaching pode colaborar com essas pessoas, principalmente quando assumem posições de liderança no ambiente de trabalho.

Video que demonstra como funciona o coaching

Nenhum comentário:

Postar um comentário