Seguidores

domingo, 6 de novembro de 2016

ANÁLISE PSICOLÓGICA- THE BLACKLIST



Análise psicólogica- The Blacklist

Sinopse do seriado

   Raymond Reddington, um dos criminosos mais procurados pelo FBI, entrega-se às autoridades. Promete entregar diversos criminosos e terroristas desde que trate somente com Elizabeth Keen, uma funcionária novata do FBI. Aparentemente não há ligação entre eles e ele também não revela o motivo dessa preferência.
   Ele revela o nome de um criminoso internacional e seu plano de sequestro da filha de um militar estadunidense. A informação é comprovada, sendo este apenas um dos nomes que integram uma lista que Reddington chama de Blacklist.
   Segundo ele, criada ao longo de mais de vinte anos, esta lista contém políticos, mafiosos, hackers, espiões e criminosos de alta periculosidade que nem o FBI sabe da existência, tornando a famosa lista dos foragidos mais procurados pelo FBI mera peça de publicidade.
   Entretanto, para divulgar outros nomes, ele impõe algumas condições como utilizar um rastreador implantado no seu pescoço, segurança e imunidade legal, mas principalmente, tratar somente com a agente Keen. Tanto o FBI como Elizabeth, mesmo relutantes, passam a agir conforme as revelações de Reddington.(wikipedia)

    Recomendo esta série para profissionais da psicologia e interessados pelo assunto pois, trata da relação entre pai e filha dos protagonistas, apesar de não sabermos se na realidade realmente são. Lizzie tem uma relação ambígua com Reddigton em alguns momentos ela confia nele e em outros ela o culpa por seus próprios problemas.
     Freud em sua teoria da sexualidade percebe que a criança do sexo feminino deseja inconscientemente o pai, no período do complexo de édipo. O autor Aberatury (1991) também destaca que o pai é primordial na organização psíquica da criança e na formação do ego, o pai tem a função de apoiar o desenvolvimento social da criança.

Dicionário psicanálise

   EGO: É o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as ordens do superego. A verdadeira personalidade, que decide se acata as decisões do (Id) ou do (Superego). ( Site Psicoloucos)

   Complexo de Édipo-  criado por Freud e inspirado na tragédia grega Édipo Rei designa o conjunto de desejos amorosos e hostis que o menino enquanto ainda criança experimenta com relação a sua mãe. O fenômeno psíquico também ocorre nas meninas com relação ao pai. ( Wikipedia)


     Há uma relação entre o seriado e a teoria psicanalítica pois, com a ambiguidade de Lizzie percebe-se uma situação mal resolvida em seu psiquismo em relação a Reddigton, assim como no complexo de édipo da menina que deseja inconscientemente o pai. Isso também é perceptível na escolha de paceiro da protagonista, Tom tem características parecidas com Reddigton. Não me aprofundarei na questão do édipo da menina, já que é mais complexo do que o do menino, pois a menina muda seu objeto de amor da mãe para o pai. Para quem deseja aprofundar-se , recomendo o seguinte artigo : De Freud a Lacan: as idéias sobre a feminilidade e a sexualidade feminina.Quem se interessa por psicologia forense, também vai gostar deste seriado, pois aparece os perfis psicológicos de diversos criminosos.

FAVOR COLOCAR O QUE ACHOU DESTA POSTAGEM, E SUGESTÕES DE TEMAS PARA PRÓXIMAS.

Nilse da Costa

3 comentários: