Seguidores

domingo, 13 de novembro de 2016

Porque temos tanta dificuldade nos relacionamentos conjugais?

       


     No consultório de Psicologia escuto muitos casais com dificuldades de se relacionarem com o conjugue, a maioria está em processo de divórcio depois de anos de casamento. O que será que está acontecendo com nossa geração?
     Antigamente as pessoas envelheciam juntas, existia toda aquela fase da paquera, o primeiro beijo, o primeiro encontro... Em contrapartida, no contexto de uma sociedade capitalista, as pessoas se relacionam umas com as outras como objetos, enquanto são novos, são úteis, quando se tornam velhos já não funcionam mais. Por exemplo, ao conhecer uma nova pessoa há toda a mágica do inicio de relacionamento, mas quando aparecem os problemas e os defeitos do companheiro logo, as pessoas pensam em desistir e resolvem "curtir a vida" sem o parceiro, e assim vivem um ciclo sem fim de relações mau sucedidas.
       Também é importante ressaltar o papel da tecnologia em nossas vidas ela nos aproximou de quem amamos, assim como nos afastou. O Facebook mostra o dia-a-dia das pessoas e passa a impressão de casais perfeitos, estilo Revista Caras, mas que são apenas fantasia, pois na realidade todos os casais têm conflitos, e se magoam em algum momento do relacionamento.
      Outra rede social é o Tinder, muitos casais que eu conheço, se conheceram através deste aplicativo, mas podemos compara-lo com uma loja de roupas onde, apaixonamos por uma peça sem usá-la e sem saber se ela nos serve. Os relacionamentos virtuais ajudam muitas pessoas que ainda não encontraram alguém interessante para namorar, mas também tira aquele encantamento do olho no olho, da conquista... Neste contexto se torna difícil existiram casais tolerantes, companheiros, pois tudo torna-se meio superficial. 
     Não podemos generalizar pois, cada casal é único, mas a maioria têm dificuldades em dialogar abertamente, e nisso a Psicologia Sistêmica pode ajudar, fazendo que na terapia eles possam expor o que realmente sentem e pensam um  do outro. Segundo Fernanda Nogueira: "Na psicoterapia de casais trabalha-se para descobrir onde as coisas estão indo mal e procurar modos de melhorar. Não é uma fórmula mágica que irá “consertar” as coisas, mas um canal para o casal entender melhor suas dificuldades e trabalhar em cima delas. O psicólogo ajuda os parceiros a identificarem os pontos de conflito dentro da relação e a determinar quais as mudanças desejáveis, sejam no modo de se relacionar, sejam mudanças individuais."
      Conclui-se que ao ouvirmos mais o outro e aceita-lo como realmente é, a convivência com esse outro e com os filhos se tornará mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário