Seguidores

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Transtornos mentais e CID 10



      Com este vídeo foi possível compreender o quanto a mente influencia no corpo, e caso não se cuide da mente pode-se gerar algum transtorno mental no futuro, alterando assim a rotina do sujeito e de seus familiares. 

     Atualmente, se utiliza do CID 10 como manual dos transtornos psiquiátricos, os médicos fazem uso destes diagnósticos para poderem tratar seus pacientes. LISTA CID-10 - A Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde é publicada pela OMS e visa padronizar a codificação de doenças e outros problemas relacionados à saúde. A CID 10 fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças. A cada estado de saúde é atribuída uma categoria única à qual corresponde um código CID 10.(Medica Net)

   Muitas teorias relacionadas a psicologia e a psicanálise criticam o CID 10 pois, os sintomas que compõe os transtornos não definem a essência daquele paciente. E focando somente no diagnóstico, perde-se a escuta da sua história de vida daquele sujeito, que é única.
   
    Alguns transtornos mais comuns:

 TDAH: Transtorno de deficit de atenção e Hiperatividade: trastorno neurobiológico que ocorre a partir dos 6 anos e permanece por toda a vida do individuo. Neste o paciente encontra dificuldades de se concentrar, ou agitação nas atividades diárias com frequência. Medicação mais usada Ritalina

  Depressão: transtorno que afeta o humor do individuo, sente uma tristeza profunda, 
pessimismo em relação ao futuro, e dificuldades em realizar tarefas diárias: como se alimentar, tomar banho, trabalhar por um longo período de tempo. Medicação mais usada Fluoxetina

   Esquizofrenia: transtorno que afeta a personalidade do individuo, presença de alucinações e delírios. Dos transtornos descritos  é considerado o mais grave pros profissionais da saúde o paciente geralmente precisa de internação/ acompanhamento no CERSAM. Medicação mais usada Haldol

 Existem também alguns transtornos que são questionados por psicólogos e profissionais de saúde: Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica, Luto patológico, Transtorno de rivalidade entre irmãos... entre outros. Temos que ter cuidado para não classificarmos tudo como transtorno e esquecermos de viver, crianças antigamente eram "mal criadas" hoje a maioria é hiperativa. Precisamos refletir sobre essas questões. Outra questão importante é que a terapia e o tratamento psiquiátrico ajudam no tratamento de transtornos mentais, inclusive no caso da primeira para prevenção de alguns transtornos.

    Gostaria de ressaltar um ponto importante, a academia critica muito esses manuais DSM e CID, mas quando vamos atender no consultório e fazer algum relatório psicológico para comunicarmos com outros profissionais, precisamos utilizar esses manuais para hipótese diagnóstica do caso, ou seja eles têm sua importância. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário