Seguidores

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

A importância de se fazer psicoterapia



História da psicologia
A psicologia surgiu há séculos atrás, mas de uma forma bem diferente do que a conhecemos, no site do portal educação há um artigo sobre a história da psicologia. Nos séculos XVI e XVII surgem os primeiros hospitais psiquiátricos onde, os portadores de sofrimento mental eram “depositados” ali,. Nestes lugares, os pacientes sofriam negligencia, abusos e maus tratos, infelizmente com tratamentos precários de eletrochoque e lobotomia.
Na área da Psiquiatria, o médico Pinel, deu início ao movimento antimanicomial, passando a compreender e a tratar os doentes mentais de forma humanizada.
Charcot psiquaitra francês fazia uso do método da hipsnose para tratar suas pacientes que sofriam de histeria. Este método é um estado semelhante ao sono, gerado por um processo de indução, no qual o indivíduo fica muito suscetível à sugestão do hipnotizador. Freud psiquiatra estudou com Charcot e utilizou deste método, mas se distanciou quando foi compreender os processos inconscientes do indivíduo através da associação livre. Neste método o paciente é orientado a dizer o que lhe vier à cabeça, deixando de dar qualquer orientação consciente a seus pensamentos.


Após Freud muitos outros autores psicanalíticos foram surgindo: Melanie Klein, Anna Freud e Margareth Mahler estudaram pacientes psicóticos. Otto Kernberg se destacou no estudo de borderlines. Já John Bowlby seguiu seu trabalho sobre o apego, ansiedade de separação e perda, dentre muitos outros (STONE, 2005).
Da mesma forma, acrescenta Stone (2005), vários tipos de psicoterapias foram surgindo. Como exemplo, temos: Carl Rogers, que desenvolveu a teoria humanista, Wilhelm Reich e sua teoria do “caráter” e Jacob Moreno introduziu o psicodrama. Já Aaron Beck se distanciou da psicanálise de Freud, criando a teoria cognitivo-comportamental.(Portal Educação, 2016)
Abordagens em Psicologia
Terapia-cognitiva-comportamental- Terapeuta foca no comportamento e nos sintomas do paciente. Terapia a curto prazo.
Psicánalise- Voltada para os conteúdos inconsciente recalcados do indivíduo. Terapia a longo prazo.
Terapia existencial-humanista- Focalizada nas potencialidades do indivíduo e seu lado empático. Terapia a médio prazo.
Terapia sistêmica- Foco na relação familiar. Terapia a médio prazo.
    
    A psicologia surge nos hospitais psiquiátricos como foi visto neste texto, mas as pessoas ainda possuem preconceito juntamente com a visão de que somente quem procura tratamento psicológico são os que sofrem de algum tipo de transtorno mental grave. Mas na verdade a terapia tem vários objetivos:
- Lidar com as dificuldades da existência- processo de luto, separação, mudanças no trabalho, conflitos interpessoais...
- Crescimento e amadurecimento pessoal
- Transtornos psicopatológicos: fobia, déficit de atenção, depressão, ansiedade, esquizofrenia...
Segudo Artur os Benefícios da psicoterapia são:
• desenvolvimento da capacidade de autogerenciamento, aprendendo a dialogar com os estados internos, a regular os estados emocionais e adquirir autonomia.
• desenvolvimento da capacidade de auto-observação e auto-reflexão
• sair dos padrões estereotipados e criar novas narrativas de si,novos modos de compreender e conduzir a própria vida
• desenvolver habilidades interpessoais como capacidade empática – saber se colocar no lugar do outro -, capacidade de comunicação, assertividade, resolução de conflitos, etc.
• fortalecimento psicológico – ampliação da resiliência – para aumentar a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades que a vida apresenta.
• favorecer a saúde integral, física e psicológica
• busca de sentido existencial
• amadurecimento psicológico (Scarpatto, 2016)

Porque a psicoterapia funciona?
As pesquisas demonstram uma grande eficácia da psicoterapia .Mesmo as recentes tecnologias de mapeamento cerebral têm permitido demonstrar como o tratamento psicológico age transformando o funcionamento cerebral. A eficácia do tratamento psicológico, que já era conhecida há várias décadas, tem sido corroborado recentemente pelos novos conhecimentos das neurociências .(Scarpatto, 2016)
Se você se identificou com este texto procure um psicólogo, tenho certeza que ele poderá te ajudar de alguma forma, é importante ressaltar que é necessário haver um vinculo entre paciente e terapeuta para que o processo flua. Existem clinicas sociais, clinicas que atendem convênios e psicólogos que atendem particular.
Nilse da Costa
Psicologa Clinica
Atende por convenios

Nenhum comentário:

Postar um comentário