Seguidores

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Homoafetividade e Psicologia


História da homossexualidade

Na década de 80 houve uma grande discussão sobre o vírus HIV e como ele surgiu, muito se culpou os homossexuais por disseminarem o vírus, e o preconceito perdurou por muitos anos. Hoje em dia percebe-se que o preconceito diminuiu devido ao movimento LGBT que através dos direitos humanos buscou defender os homossexuais contra a discriminação social. Atendendo na clínica como psicóloga tenho alguns pacientes bissexuais e homossexuais, infelizmente ainda é nítido o preconceito de algumas famílias de homossexuais com relação a esta questão. Farei um breve relato sobre a história da homossexualidade.

Na Grécia antiga era comum os tutores que ensinavam os alunos se relacionarem sexualmente com eles, acreditava-se que era importante para o aprendizado o envolvimento sexual e afetivo entre eles, desde que o pai da criança/adolescente permitisse tal relação.

Com a disseminação da religião judaico-cristã o homossexualismo foi recriminado socialmente, pois impedia a procriação, principal objetivo do casamento antigamente, mas ainda assim havia relatos que reis e representantes da nobreza se relacionavam com parceiros do mesmo sexo.
 
 
 

Teorias cientificas sobre a homossexualidade

 
 
 
 
 
Muito se discute se a pessoa nasce homossexual, ou desenvolve ao longo da vida.
Existem os posicionamentos de cientistas que compreendem a homossexualidade do ponto de vista genético e outros consideram que é psicossocial, ou seja o indivíduo sofre influencias do meio que está inserido.
 
Genética
A homossexualidade tem forte componente genético. Diversos estudos com gêmeos univitelinos (formado a partir de um único zigoto original) demostraram que, quando um deles é homossexual, a probabilidade de o outro também o ser varia de 20% a 50%, ainda que separados quando bebês e criados por famílias estranhas. (Varela, 2015)
Dean Hamer, em 1993, tentou provar o gene da homossexualidade comparando os cromossomos presentes no DNA dos homossexuais, infelizmente sua pesquisa não foi validada.
No último encontro da Sociedade Americana de Genética Humana, o grupo de Eric Vilain, demonstrou que modificações químicas do genoma humano que alteram a atividade dos genes sem tocar na integridade do DNA podem exercer grande influência na sexualidade. (Varela, 2015).
Os cientistas, da Universidade da Califórnia, Los Angeles, estudaram um grupo de cinco dos marcadores epigenéticos em 37 pares de gêmeos idênticos, nos quais apenas um irmão era gay. Também participaram 10 pares de gêmeos heterossexuais, como grupo de controle. Através da análise da saliva, descobriram que esse conjunto de marcadores estava presente no gêmeo gay, mas não no outro. Em 67% dos casos, eles acertaram quando alguém era gay ou não.(Marton, 2016)
Nas últimas duas décadas, cientistas vêm aumentando as evidências de que a homossexualidade não é uma escolha, mas sim determinada pela genética.
 Social
Para os autores das ciências sociais a  homossexualidade é uma condição de desenvolvimento, não é principalmente sobre sexo, mas sobre identidade de gênero. Enfim, homossexuais são formados, não nascem assim.
identidade de gênero, como a personalidade, é um traço não físico. É a confiança subconsciente de uma pessoa sobre o que o sexo é. Embora todo mundo nasça biologicamente masculino ou feminino, psicologicamente sua identidade de gênero se desenvolve ao longo do tempo, principalmente entre a infância e a puberdade, e como a pessoa foi criada ou os acontecimentos de sua vida podem influenciar sua sexualidade.
Psicológica
 A psicanálise compreende que a criança aos 3 anos de idade sente atração de forma inconsciente por sua mãe, quem pode barrar essa relação é o pai ao impor limites para criança. Deste modo, inverte-se a relação, a criança passa a ser mais ligada ao seu pai, de forma que o admire e se identifique com este. Quando o pai não consegue impor limites ao filho, acontece o complexo de édipo negativo, a criança passa a desejar o pai e se identificar com as características femininas da mãe. Freud chamou esse complexo de édipo negativo de homossexualidade.
 
“As posições de Freud sobre a homossexualidade não eram apenas teóricas: Freud as sustentava na prática. Ele declara que a homossexualidade não releva do âmbito jurídico e, mais ainda, que os homossexuais não devem ser tratados como doentes pois, se a homossexualidade for uma doença, teremos que qualificar de doentes grandes pensadores que admiramos.”(Resende, 2016)
 
Freud tinha um posicionamento diferente da religião, esta última afirma que a relação sexual visava somente a procriação, e demonstrou com sua teoria da sexualidade, o quanto o ser humano não tem instinto, mas possui desejo, buscando o prazer na relação sexual. Para ele o ser humano nasce bissexual, e no Édipo essa escolha inconsciente é modificada para heterossexual ou homossexual.
Nós da Psicologia repudiamos a cura gay, por acreditarmos que a homossexualidade não é uma doença. E o conselho de psicologia é totalmente contra esta prática que discrimina o homossexual.

Percebe-se que o preconceito não é algo atual, ele foi reproduzido ao longo dos anos, e a hipótese que mais foi comprovada cientificamente foi a genética em relação a homossexualidade. “Antes de qualquer justificativa, seja contra ou a favor dos homossexuais, devemos colocar o respeito ao outro como princípio máximo dessa questão".
Música da Lady Gaga- Born this away hino dos LGBTs
 Não importa se você ama ele, ou em maiúscula E-L-E
Apenas coloque as suas patas para cima
Pois você nasceu assim, querido
 
Minha mãe me disse quando eu era jovem
Que todos nós nascemos super estrelas
Ela penteava meus cabelos e me passava batom
No espelho da sua penteadeira
 
Não há nada de errado em amar quem você é
Ela dizia: Pois Ele te fez perfeita, querida
Então levante a sua cabeça, garota, e você irá longe
Me escute quando eu digo
 
Eu sou bonita do meu jeito
Pois Deus não comete erros
Estou no caminho certo, menina
Eu nasci assim
 
Não se cubra de arrependimentos
Apenas ame a si mesma e você estará bem
Eu estou no caminho certo, menina
Eu nasci assim
 
Ooh, não tem outro jeito
Menina, eu nasci assim
Menina, eu nasci assim
 
Ooh, não há outro jeito
Menina, eu nasci assim
Eu estou no caminho certo, menina
Eu nasci assim
 
Não seja rebaixada, seja uma rainha
Não seja rebaixada, seja uma rainha
Não seja rebaixada, seja uma rainha
Não seja!
 
Confie em si mesma
E ame os seus amigos
Criança boba, exalte a sua verdade
 
Na religião da insegurança
Devo ser eu mesma, respeitar minha juventude
 
Um amor diferente não é um pecado
Acredite nas maiúsculas E-L-E
Eu amo minha vida, eu amo esse disco e
Meu amor precisa de fé
 
Eu sou bonita do meu jeito
Pois Deus não comete erros
Estou no caminho certo, amor
Eu nasci assim
 
Não se cubra de arrependimentos
Apenas ame a si mesma e você estará bem
Eu estou no caminho certo, menina
Eu nasci assim
 
Ooh, não tem outro jeito
Menina, eu nasci assim
Menina, eu nasci assim
 
Ooh, não tem outro jeito
Menina, eu nasci desse jeito
Eu estou no caminho certo, amor
Eu nasci assim
 
Não seja rebaixada, seja uma rainha
Seja você rica ou pobre
Seja você preta, branca, parda ou albina
Seja você libanesa, seja você oriental
Mesmo que as dificuldades da vida
Abandonada, assediada ou importunada
Exalte e ame a si mesma hoje
Pois, querida, você nasceu assim
 
Não importa se é você gay, hétero ou bi
Lésbica, transexual
Estou no caminho certo, menina
Eu nasci para sobreviver
Não importa se você é negro, branco ou pardo
Albina ou oriental
Estou no caminho certo, menina
Eu nasci para ser corajosa
 
Eu sou bonita do meu jeito
Pois Deus não comete erros
Estou no caminho certo, menina
Eu nasci assim
 
Não se cubra de arrependimentos
Apenas ame a si mesma e você estará bem
Eu estou no caminho certo, menina
Eu nasci assim
 
Ooh, não tem outro jeito
Menina, eu nasci assim
Menina, eu nasci assim
 
Ooh, não há outro jeito
Amor, eu nasci assim
Eu estou no caminho certo, menina
Eu nasci assim
 
Eu nasci assim, hey!
Eu nasci assim, hey!
Estou no caminho certo, menina
Eu nasci assim, hey!
 
Eu nasci assim, hey!
Eu nasci assim, hey!
Estou no caminho certo, menina
Eu nasci assim, hey!
 
O mesmo DNA, eu nasci assim
O mesmo DNA, eu nasci assim
 
Dedico este texto a um amigo.
 
E você o que pensa sobre o assunto?
 
Referências Bibliográficas
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário