Seguidores

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Depressão- Análise de personagem: Tony Soprano

The Sopranos é uma série que foi exibida pela HBO de 1999-2007 ganhou diversos prêmios. Segue a sinopse da série: Chefe da máfia e pai de família, Tony Soprano (James Gandolfini) começa a ter ataques de pânico e decide procurar a ajuda de uma profissional, Dra. Jennifer Melfi (Lorraine Bracco). Ele discute sua intimidade e a vida no crime, revelando o desconforto da mulher, Carmela Soprano (Edie Falco), com as suas atividades profissionais. Enquanto tenta proteger os filhos, Meadow (Jamie-Lynn Sigler) e Anthony Junior (Robert Iler), o mafioso irá enfrentar uma investigação federal e a possível traição de um membro da família.
No primeiro episódio Tony Soprano é o chefe da máfia, ele começa a se deprimir depois que patos aparecem em seu jardim e depois de alguns dias vão embora, ele sente um vazio. Tony apresenta sintomas físicos como desmaios diante de situações de estresse, agressividade, tristeza, teme ficar sozinho, tem certeza que está com uma grave doença, comum a pacientes com depressão, com sintomas de ansiedade. 
Ao fazer exames médicos constata que está com uma doença emocional, aí o homem todo “fálico” mostra sua vulnerabilidade no tratamento psicoterápico com sua psiquiatra. Durante a terapia, ele fala sobre os conflitos da máfia e a relação conturbada com a mãe. Ao longo da série percebe-se a mudança no personagem.

DEPRESSÃO E ANSIEDADE 

A ansiedade é um sentimento que prepara um indivíduo para situações de perigo, ela se torna patológica quando ocorre com frequência e passa atrapalhar a vida do indivíduo. Alguns sintomas mais comuns da ansiedade são: medos exagerados, estados em que não se consegue relaxar, sensação de que sempre algo ruim está para acontecer, falta de controle sobre seus pensamentos, fixação em seus problemas, pavor de situações difíceis, dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, problemas sexuais, dificuldades para dormir, entre outros. Os pensamentos estão geralmente ligados a dores físicas (Gasparini, 2016)
Um estado de Pânico é um fenômeno físico resultante do processo extremo de Ansiedade. Em momentos de Ansiedade, é libertada adrenalina em quantidades abundantes, preparando o organismo para grandes esforços físicos, através de estímulos ao coração, elevação da tensão arterial e do relaxamento de certos músculos e da contração de outros. (Graça, 2017)

Pode existir uma relação entre depressão e ansiedade, tendo prevalência de um associado com sintomas da outra doença psíquica.  A depressão é um estado que o indivíduo sente uma tristeza profunda com muita frequência. Os sintomas mais comuns na depressão são: apatia, falta de motivação, medos que antes não existiam, dificuldade de concentração, perda ou aumento de apetite, pessimismo, indecisão, insônia, sensação de vazio, irritabilidade, raciocínio mais lento, esquecimento, ansiedade, angustia. (Gasparini, 2016)
Além desses sintomas alguns pacientes relatam pensamentos suicidas, cerca de 2/3 dos pacientes relata que pensa em se matar e 10 a 15% comete o suicídio. Entretanto os pacientes deprimidos, às vezes, parecem não estar conscientes da depressão e não se queixam de uma perturbação de humor (Kaplan e Sadock, 1997).

A depressão é mais comum em idosos do que na população geral. Entre os fatores desencadeantes estão: baixa situação socioeconômica, perda do cônjuge, doença física concomitante e isolamento social. Com o aumento de pesquisas na área de neurociências, constatou-se uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina). Esses neurotransmissores são repostos no tratamento farmacológico e psicoterápico.
Percebe-se a relação entre os sintomas comuns na depressão e os sintomas apresentados por Tony na série The Sopranos são próximos, além dele repetir a palavra depressão por diversas vezes, o que foi percebido por sua terapeuta.


2 comentários:

  1. Obrigado pelo post é muito interessante, sem dúvida Famiia Soprano foi uma das melhores séries da mafia na história da tv. Li que iam lançar a nova temporada de Sr Avila e o tema não me interessou, mas um dia vi um capitulo e fiquei intrigada. Acho que vi de novo toda a ultima temporada num final de semana. Já quero ver a quarta temporada de Sr Avila HBO porque o final da temporada foi inesperado. Já quero que comece está temporada porque vão entrar novos atores ao elenco e acho que terá mais episódios.

    ResponderExcluir